Integração de Sistemas

Integração de sistemas

A Satcab apoia os operadores de TV e banda larga na realização dos seus projetos audiovisuais – quer se trate de soluções de contribuição isoladas ou pontuais, quer na concretização de ecossistemas completos.

Os serviços de integração da Satcab foram concebidos para o apoio a clientes e criação de sistemas de qualquer dimensão uma vez que, graças aos nossos conhecimentos e experiência acumulada, somos capazes de propor soluções escaláveis para qualquer tipo e dimensão de operações.

Especialistas de vídeo

A Satcab possui mais de 25 anos de experiência em projetos de processamento e transporte de vídeo, tanto a nível nacional como internacional. Somos especialistas em todas as vertentes técnicas do vídeo, do processamento em banda base até à monitoria em redes IP.

Integração

“Power is nothing without control” (Potência não é nada sem controlo) reza o famoso slogan publicitário da Pirelli. No setor das telecomunicações, podemos dizer que “Tecnologia não é nada sem integração”: nenhum subsistema isolado, pelo mais avançado que seja, consegue disponibilizar todo o seu rendimento.

A integração é um desafio multidisciplinar, que abrange tudo: desde a conciliação técnica, tanto ao nível da interface como de protocolo; dos sistemas até ao financiamento do projeto; e começando pelo adequado dimensionamento e definição do “ecossistema” logo desde o início.

Mudança e evolução tecnológica

O progresso tecnológico dos sistemas audiovisuais não tem parado nos últimos anos e é difícil prever um período de consolidação tão longo como aquele que existiu antes de surgir o Broadcast digital.

Hoje, a fiabilidade e a durabilidade de um equipamento, por si só, já não garantem a um operador que este seja capaz de o utilizar continuamente para gerar receitas. Por exemplo, embora a maioria dos equipamentos analógicos que a Satcab vendeu a finais dos anos 90 ainda estejam operacionais, já não há assinantes que realmente queiram ver TV de qualidade analógica.

Na televisão digital, estamos a avançar para a resolução 8K e a oferta de funcionalidades de receção e visualização cada vez mais flexíveis e interativas. As opções de hardware genérico ou de virtualização visam responder melhor aos requisitos de maior flexibilidade e capacidade de adaptação, mas acrescentam, ao mesmo tempo, uma maior complexidade a termos operacionais.

E é precisamente nesse domínio que se revela a mais-valia de um bom integrador, de preferência independente, como a Satcab.

Parceiro independente

A capacidade de poder acompanhar o progresso tecnológico requer que o operador não se sinta preso nem constrangido em termos tecnológicos, financeiros ou até mesmo corporativos. Como integrador 100% independente, a Satcab é capaz de dar a melhor resposta a esta necessidade.

A verdade é que são poucos os integradores realmente independentes. Alguns até podem ter o seu próprio software ou hardware, mas para compor uma solução totalmente integrada, devem recorrer a fabricantes terceiros que, em muitas ocasiões, são escolhidos com base em critérios menos coerentes – ou sem qualquer critério, porque são entendidos apenas como um “mal necessário”.

E, quando integrações técnicas são sujeitas a alianças corporativas, os projetos tendem a perder a sua sustentabilidade, quer em termos económicos, quer tecnológicos. Só um integrador totalmente independente assegura sistemas à prova do futuro para além de garantir o custo total de posse mais baixo.