Soluções para rádio banda larga

Diz a canção dos anos 80 que “o vídeo matou a estrela da rádio”. Até pode ser que assim seja, mas a rádio, enquanto media, está bem e recomenda-se – embora não necessariamente sob a forma como tradicionalmente a conhecemos.

Hoje, a rádio continua a ser um meio com milhões de ouvintes, seja no carro, em dispositivos digitais ou até mesmo através de serviços de distribuição de TV em redes físicas. A verdade é que nem sempre a cobertura por difusão hertziana é suficientemente boa, até porque a ligação das habitações às antenas do prédio (instalações ITED), podendo teoricamente melhorar a receção, não primam pelo bom desempenho.

Além disso, a ligação a alguns operadores de redes de TV por cabo pode inutilizar a utilização da banda FM na rede coaxial doméstica, obrigando o assinante a encaminhar o sinal das antenas do prédio a determinada(s) tomada(s), ficando sem flexibilidade de receber na mesma tomada ambos os serviços (salvo se instalar um filtro diplexador, algo que muito poucas pessoas estão dispostas a fazer).

Por tudo isso, consideramos a rádio como um serviço interessante para os operadores de acesso à banda larga. A Satcab dispõe de uma série de equipamentos que permitem incluir canais de rádio no pacote de serviços – desde recetores FM ou transcodificadores de webradio para streams de transporte IP (que permitem o streaming sobre redes IP ou a multiplexagem com outros serviços) até moduladores FM de elevada densidade, para transmitir canais de rádio com excelente qualidade. Para os nossos clientes que já utilizem a plataforma XC5xxx da Appear (na imagem), é possível acrescentar uma placa que integra um módulo com saída de rádio FM e suporte RDS.

Consulte-nos sobre as diversas soluções nesta área enviado um email para geral@satcab.pt.

Leave A Comment